As vantagens de ser bilíngue no mercado de trabalho
- http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2012/0
- 18 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso cumprir algumas regras básicas. Uma delas, falar no mínimo outro idioma, é pré-requisito. Porém, novas pesquisas mostram que saber outra língua, além de ajudar no crescimento profissional, pode contribuir para outros fatores que influenciarão na postura e sucesso do profissional.
Estudos indicam que bilíngues têm várias vantagens em relação aos monoglotas: aprendem com mais facilidade, estão mais protegidos contra a senilidade (envelhecimento), podem raciocinar de forma diferente em cada idioma, entre outros benefícios. Entretanto, quem sabe apenas o seu idioma materno não precisa se desesperar. De acordo com a professora daGraduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, Ana Maria Stahl Zilles, o monolíngue pode fazer uso de variedades de sua única língua e, assim, ter vantagens semelhantes às do bilíngue. “Ao dizer isso, estou querendo trazer à tona um conceito chave, que é o de repertório linguístico”, explica.
Segundo a docente, pessoas que dominam bem uma língua e aquelas que sabem várias estão em vantagem, porque têm repertórios mais amplos e complexos. “As maiores diferenças que percebo em alunos com repertórios linguísticos mais ricos é uma grande facilidade em tratarem as questões de língua abstratamente, usando uma capacidade que se chama metalinguística, fundamental para aprender a ler e escrever, e para interpretar textos, por exemplo.”
Os benefícios para quem sabe um ou mais idiomas não param por aí. Para Zilles, essas pessoas têm mais facilidade de fazer operações mentais, como a abstração, a comparação, a classificação, a interpretação, a análise de soluções, a resolução de problemas, a crítica e a avaliação. Além de ter atitudes mais flexíveis diante de situações diferentes do costume do país de origem, em virtude de participarem de mundos culturais distintos. E isso ajuda na hora de trabalhar e se adaptar, por exemplo, ao estilo das multinacionais.
Porém, é preciso ter cuidado na hora de aprender outra língua. A professora Ana Maria explica que para o aprimoramento cognitivo vale o princípio de que quanto mais, melhor. “Nosso potencial mental é enorme e pode ser ocupado com múltiplas tarefas, aprendizagens e relações.” Mas a docente alerta que viver num fluxo constante de apreensão de novos conhecimentos pode ter um impacto negativo, por não deixar espaço para pensar, processar criticamente as informações, hierarquizá-las e aprofundá-las.
Kommentarer